ipt estt esgt esta | english suporte

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Conservação e Restauro

Director(es):

Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro

Objectivos

A licenciatura em Conservação e Restauro é constituída por um 1º ciclo, bacharelato, de três anos lectivos, complementado por mais dois, que conferem o grau de licenciatura.

O curso sustenta-se em várias áreas científico - pedagógicas, nomeadamente Conservação e Restauro, Arte, História, Materiais e Património Edificado.

O curso baseia a sua actividade técnico - científica num conjunto de laboratórios de Conservação e Restauro, que abrange áreas tão vastas quanto a pintura, escultura, pedra, cerâmica, talha, mobiliário, papel e metais. Dispõe ainda de laboratórios de física e química próprios, bem como de fotografia que prestam apoio à investigação e à actividade lectiva.

Para além do seu objectivo central, a formação superior em Conservação e Restauro, numa perspectiva humanista, científica e tecnológica, esta licenciatura pretende ainda oferecer uma formação que permite o contacto com situações reais de intervenção de objectos artísticos, para o que contribui a ligação forte que o Departamento de Arte, Conservação e Restauro mantém com a comunidade, através de protocolos com Autarquias, Misericórdias, Museus, Institutos e Privados.

Saídas Profissionais

Os licenciados, para além de ficarem habilitados a orientar e intervir em Conservação e Restauro do património móvel, integrado e edificado, designadamente nas áreas especificas de especialização.

O universo das saídas profissionais abrange áreas de turismo, museus, estações arqueológicas e, de um modo geral, em todas as áreas do estado, das autarquias e privadas, ligadas ao Património, no âmbito da sua identificação, defesa, prevenção, conservação e restauro.

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.