ipt estt esgt esta | english suporte

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Director(es):

Manuel Fernando Martins de Barros

Objectivos

Objectivos

O Curso tem por objectivo formar técnicos ao nível de bacharelato e licenciatura, habilitados a exercer a sua actividade, com rigor científico e actualidade tecnológica, nos diversos domínios da Electrotecnia. O curso tem uma perspectiva de "banda larga" e por isso em ambas as opções é oferecido um curriculum actualizado e flexível, visando a formação de engenheiros com uma competência polivalente para a concepção, projecto, planeamento e implementação de sistemas nas áreas de Electrotecnia, Energia, Electrónica, Telecomunicações, Tecnologias da Informação, Robótica, Controlo de Processos, Automação e Informática Industrial. As disciplinas opcionais na Licenciatura pretendem ainda proporcionar aos alunos competências em áreas para as quais se sintam mais vocacionados.



APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Electricidade está presente praticamente em todos os sectores da vida humana. A evolução tecnológica cria constantemente novas aplicações para a electricidade e obriga à optimização da sua produção e utilização. A grande revolução informática que permitiu reequacionar velhos problemas e simular e testar novas soluções, mais não é que uma sofisticada aplicação da electrónica onde o electrotécnico se sente bem à vontade.

Todas as actividades humanas e em especial as industriais necessitam de engenheiros habilitados a compreender e lidar com equipamentos e tecnologias em evolução permanente.
Para responder a estas necessidades o curso de Engenharia Electrotécnica estruturou-se de forma a dar melhor a resposta às solicitações do mercado de trabalho.
Suportado pelo conhecimento teórico da Física, e a ferramenta essencial da Matemática, o curso inclui as disciplinas tradicionais da Electrotecnia, e outras de âmbito mais especializado, focalizando os seus objectivos numa boa preparação para as aplicações electromecânicas da energia, a automação e controlo de processos e a informática industrial.
O curso está estruturado em duas etapas. Na primeira designada por bacharelato são possíveis duas opções de especialização: Energia e Instalações de Potência e Automação e Informática Industrial.
Na segunda etapa o curso aprofunda e consolida conhecimentos nos domínios da Energia e da Automação.
As disciplinas estão agrupadas em cinco áreas cientificas:

- Automação e Controlo
- Electrónica
- Electrotecnia e Máquinas
- Tecnologias da Informação
- Energia e Instalações

Saídas Profissionais

Praticamente todos os sectores de actividade necessitam da colaboração de um Engenheiro Electrotécnico. Desde as actividades industriais à hotelaria, saúde, superfícies comerciais, serviços públicos, etc.; o Engenheiro Electrotécnico está presente na manutenção, controlo, gestão de energia e redes, aplicações informáticas, etc.

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.