ipt estt esgt esta | english suporte |
Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
Engenharia CivilDirector(es):
Cristina Costa ObjectivosO curso de Engenharia Civil tem por objectivo a formação de licenciados no âmbito da engenharia civil, capazes de exercer as funções de director de produção, director de obra, projectista, fiscalização, participar em equipas multidisciplinares de obras com exigências especiais, podendo ainda ingressar e progredir na carreira técnica da Administração Pública.
A Engenharia Civil, nas suas diversas especialidades, é verdadeiramente um motor de desenvolvimento. Deste modo, confrontamo-nos diariamente com desafios decorrentes da elaboração de projectos e construção de obras como barragens, instalações desportivas, estradas, edifícios de habitação e industriais, redes de abastecimento de água, esgotos, estações de tratamento, etc., e ligados a estas, problemas de segurança. A necessidade de técnicos vocacionados para projecto, fiscalização, direcção e execução de obras, fez surgir em 1986/87 o Curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Até ao Ano Lectivo de 1997/1998, os alunos obtinham, ao fim de três anos, o grau de Bacharelato. A partir do Ano Lectivo de 1998/1999 passaram também a poder obter a Licenciatura em Engenharia Civil com mais dois anos de estudo. Actualmente, o curso é uma Licenciatura adequada a Bolonha e está organizado em semestres. Em termos científicos, o curso está organizado em quatro áreas: Construção, Estruturas, Geotecnia e Hidráulica, cada uma com um responsável que coordena as actividades respectivas. Conscientes do dever do "saber fazer" destes técnicos na prática profissional, reservou-se no Plano de Estudos uma carga horária significativa para a componente prática. Esta componente apresenta-se sob a forma de aulas práticas laboratoriais, estudo e acompanhamento de casos de obra e visitas de estudo. O reconhecimento do Curso através da Associação Nacional de Engenheiros Técnicos (ANET) e da Federação Europeia dos Associados Nacionais de Engenheiros Técnicos (FEANI) constitui a validação dos planos de estudos apresentados. A consciência da nossa responsabilidade como cidadãos e como técnicos e a vontade de contribuir para um desenvolvimento equilibrado do País, têm norteado a nossa actividade, assente nos seguintes princípios: Missão O Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Tomar tem como missão contribuir para o desenvolvimento do País, através da formação de alunos em verdadeiro nível superior, na sua dimensão humana, técnica, profissional e cultural, na investigação científica aplicada e da prestação de serviços à Comunidade. Objectivos · Desenvolver as capacidades científicas do corpo docente e técnico; · Propiciar aos alunos uma sólida formação em Engenharia Civil; · Cultivar o princípio da aprendizagem contínua; · Corresponder às expectativas dos alunos e da Comunidade, promovendo a sua ligação Saídas ProfissionaisOs licenciados estão aptos a integrar a carreira técnica do sector da construção civil ou outros com ele relacionados, destacando-se: empresas públicas e privadas; instituições públicas (Câmaras Municipais, Gabinetes de Apoio Técnico, Ministérios, etc.) e privadas.
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso. |